domingo, 1 de maio de 2011

Pressa na cidade


Fiquei observando a alguns dias as pessoas andando por ai e sabe no que reparei? Elas são muito apressadas, não param nem um segundo para olhar para cima e falar :” Nossa o céu esta lindo hoje! Azul como eu nunca havia visto antes.” Não notam os necessitados e são cegos para as belezas que alguns edifícios e paisagens urbanas tem.


Trabalhos, escolas, compromissos, tudo faz com que as pessoas tenham alguma desculpa para terem pressa, mas a verdade é que elas têm pressa por serem ansiosas e impacientes quase incapazes de esperar alguns minutos. Tudo gira muito rapidamente, as horas passam como um raio e nada pode conter isso. Mas isso é fruto de nossas mentes, que brincam conosco feito pivete brincando com os adultos.


Se pararmos um minuto de nossas vidas tão apressadas e olhar para os lados notaremos o quanto fizemos de mal e o quanto fizemos de bom para nossa vida e para a dos outros. Se pararmos realmente para refletir sobre o que fazemos, iremos procurar alternativas melhores para efetuar o que queremos e nos uniremos em torno de um ideal: um mundo melhor.


Falamos hipocritamente em mudar o mundo, mas como poderemos se nem ao menos paramos um minuto para mudarmos nos mesmo? Que tal desacelerar um pouco, enxergar realmente as pessoas ao nosso redor e o ambiente em que convivemos, desfazer idéias antigas e ultrapassadas para que outras ganhem vida, compreender e ajudar o outro que tem problema, se importar com as coisas que acontecem ao nosso redor? Não é pedir muito, pois será apenas um minuto e nada mais. Porém podemos parar mais do que um minuto para pensarmos e a reavaliarmos nossas vidas, com o propósito de transformar-las para melhor.


Penso que o problema de pararmos por alguns minutos é desconstruir um mundo que construímos a base de ilusões e mentiras, de não sermos mais alienados e passarmos a sabermos de tudo, de não mais ficarmos parados quando há uma injustiça e reclamarmos com nossas vozes elevadas. Não existe um mundo perfeito e nunca existirá, afinal caos e ordem andam de mãos dadas. Porém podemos fazer um lugar melhor, um lugarzinho que o caos não impere tanto.


Ironia é viver uma vida as cegas podendo ver, não ouvir apelos quando podemos ouvir, calarmos quando podemos falar,caminhar para trás enquanto podemos andar para frente, estagnar quando podemos evoluir. Então, olhem para as nossas vidas e vejamos o que nela esta errada, para mudarmos e vivermos melhor. Desacelerar, essa deve ser a palavra mais correta a ser usar, então, vamos frear enquanto podemos e mudar o que de errado existe em nós primeiro, para depois tentar mudar o que esta errado no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário